Como a Fisioterapia pode ajudar nas dores de um paciente com Lesão Medular?
- Poliana Grasser
- 9 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

Importante saber que, de um modo geral, as lesões na medulares são divididas em dois conjuntos de causas: as traumáticas e as não traumáticas.
As traumáticas são o tipo mais comum de lesão na medula espinhal, quando o paciente sofre algum tipo de trauma, como queda ou acidente. Já as lesões medulares não traumáticas são aquelas causadas devido a uma doença ou a outro elemento que não o trauma.
O tratamento fisioterapêutico da Lesão Medular deve ser feito por um profissional capacitado porque, afinal, uma condução incorreta pode piorar o quadro do paciente.
Eu atuo como fisioterapeuta na reabilitação de pessoas com lesão medular há mais de 15 anos. Sentia uma grande frustração ao perceber que, além das alterações sensitivas, motoras e funcionais, os pacientes sofriam de dores intensas, muitas vezes com pouca resposta às medicações.
A motivação primordial que me levou a iniciar a formação no Método McKenzie (MDT) foi o tratamento da dor em ombros de pessoas com lesão medular, uma dor que é muito prevalente devido ao uso constante da cadeira de rodas e à sobrecarga nessas articulações.
Com o tempo, pude aplicar o MDT em qualquer parte do corpo, independentemente do nível da lesão medular ou das limitações nos movimentos com resultados extremamente satisfatórios até para dores que inicialmente eram classificadas como neuropáticas.
Marque uma avaliação e conheça o meu trabalho na eliminação das dores em lesão medular.