Você sente dores persistentes?
- Poliana Grasser
- 4 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Mas, afinal, qual é o método diferenciado que trata de dores persistentes? Como funciona?
Para explicar melhor, vamos fazer um comparativo com um carro danificado. Imagine o seu carro fazendo um ruído estranho que o preocupa a todo o momento e, ao levá-lo a um mecânico, o profissional começa por coletar informações importantes: Qual é a natureza do ruído? Quando ele ocorre - ao ligar o motor, acelerar ou acionar os freios? Essas informações orientam o diagnóstico. Além disso, o mecânico realizará uma inspeção física do carro, mas sem o uso de equipamentos caros. Ele optará por fazer um test drive em seu carro para monitorar de perto o ruído, o que ajuda a obter um diagnóstico preciso para resolver o problema.
Esta abordagem é semelhante na Avaliação Mecânica da dor pelo Método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica - MDT. É realizado um histórico observando-se especificamente como o sintoma responde a várias atividades, posições e cargas. Se a dor é intermitente, o que a desencadeia e alivia? A parte física da avaliação envolve um teste prático em que o paciente realiza movimentos repetidos ou mantém uma posição por algum tempo. Durante esses movimentos, monitoram-se os sintomas do paciente, revelando padrões distintos de resposta à dor que identificam o problema e guiam o diagnóstico e tratamento específico.
Em países como Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia, o MDT é o método mais utilizado para o tratamento de distúrbios na coluna. Em diversos outros países, é considerado a primeira escolha para o tratamento de dores originadas de problemas musculoesqueléticos.
nteressou-se em conhecer o método? Conte com a minha experiência como fisioterapeuta com mais de 20 anos de atuação na área e especialista certificada do Método McKenzie. Atendimento em Brasília/DF.
Agende uma avaliação através do fone: (61) 99225.6064 (WhatsApp).